Image1

A importância do controle do peso na Osteoartrite (Artrose) de Joelhos

Uma nota publicada na revista Dieta Já do mês de agosto aborda os riscos da obesidade para quem sofre de osteoartrite. A doença, que acomete até 30% da população acima de 50 anos, caracteriza-se pelo desgaste das articulações, com consequentes dores crônicas.

Segundo o texto, dados da American Academy of Orthopaedic Surgeons relatam que a osteoartrite pode ocasionar danos aos joelhos de pacientes obesos, sobretudo nas pessoas que têm obesidade mórbida, assim classificada por representar mais riscos à saúde. O fato é que o excesso de peso sobrecarrega as articulações, causando problemas que podem ser irreversíveis.

Para o coordenador da Comissão de Osteoartrite da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o reumatologista Francisco Airton da Rocha, nunca é demais lembrar da importância da obesidade para piorar a osteoartrite. “Ser gordo não é a causa da doença, mas é fator de piora, principalmente de danos aos joelhos”, salienta.

Para melhorar o quadro, sua recomendação é a prática de exercícios físicos, sobretudo os aeróbicos e os feitos dentro da água, que não envolvem movimentos de alto impacto, combinados a uma dieta saudável, com o mínimo de gordura animal. “Essas providências ajudam muito o paciente na manutenção de um peso adequado”, observa o médico. Os joelhos agradecem.

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia

Contatos

Brasilia Medical Center -  (61) 4141-1321 - 98671-0113 - 99582-3557 - 99835-1214 Leia Mais