Image1

Como evitar lesões decorrentes do uso de notebooks ou laptops

A utilização prolongada de notebooks e laptops tem sido responsável pelo aparecimento de dores e lesões em articulações. A ocorrência do problema vem se alastrando a tal ponto que chegou a motivar o especialista em reabilitação Kevin Carneiro, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), a cunhar o termo "laptoptite" para designar doenças advindas do emprego desses aparelhos.

Para o reumatologista Roberto Heymann, presidente da Comissão de Dor, Fibromialgia e Outros Reumatismos de Partes Moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), uma das grandes vilãs nesses casos é mesmo a cama, onde uma boa parcela das pessoas prefere usar os laptops e notebooks. “É definitivamente complicado fazer uso da cama para isso, mas alguns cuidados podem ser tomados com relação à postura”, pondera Heymann.

Em primeiro lugar, é necessário recorrer a uma mesinha para colocar o equipamento. “Até aquelas mesas feitas para comer na cama servem”, enfatiza. Esses apoios podem ser empregados de forma adaptada para manter o laptop mais alto, se possível na altura dos olhos. “Deve-se evitar que o pescoço assuma posturas prejudiciais”, assinala o reumatologista, adicionando que a coluna lombar também precisa ficar ereta, com a ajuda de uma almofada firme.

Por sua vez, braços e pernas igualmente pedem atenção. “É preciso apoiar os braços sempre numa mesinha, particularmente os punhos e antebraços, sem nunca os deixar no ar”, recomenda o médico. E mais: não se deve pressioná-los com muita força contra a superfície, mas mantê-los relaxados. Do contrário, pode haver dor e até alguma lesão. Já as pernas têm de permanecer esticadas, sublinha Heymann.

O reumatologista ainda aconselha que posturas como manter a barriga para baixo, ao utilizar o laptop na cama, sejam totalmente evitadas. E ressalta a necessidade de observar o tempo de uso: “Não se deve ficar no equipamento por mais de uma hora continuamente”, diz. A regra é fazer sempre um intervalo.

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia

Contatos

Brasilia Medical Center -  (61) 4141-1321 - 98677-4150 Leia Mais